Olhos arregalados e gestos contundentes. Adicione também uma dose de irreverência e alegria. Eram assim os pedidos de tempo quando o nosso Saparuga começava a falar, dizendo o que achava do jogo até aquele momento e o que deveríamos fazer para melhorar.
Ávido colecionador de tênis, pude desfrutar de alguns, pois calçávamos o mesmo número. Sempre fui muito grato, e agradeço aqui novamente, Sapa!
Não joguei com ele em campeonatos brasileiros pois a diferença de idade impedia. Mas em torneios amistosos em Niterói, pude sim participar da sua amizade e da luz que ele imanava em cada jogo.
Penso ser muito importante deixar aqui registrado os meus sentimentos por sua partida tão repentina e inesperada. A tristeza tomou conta de todos os amigos e membros da Associação de Basquete de Niterói. Que fique claro, que enquanto houver AVBN, o querido Saparuga será lembrado e homenageado em nossos muitos torneios e conversas.
Vai com Deus meu amigo!
Convido aos amigos a partilhar esse post e deixar aqui registrado seus comentários.
23 thoughts on “Adeus a Saparuga”
Perdemos um grande amigo que fará muita falta . Fanático pelo basquete e na minha opinião não podemos deixar de nos reunirmos e continuar com o que ele + gostava.
Um amigo de grande coração , sempre preocupado com o próximo vai fazer falta em nosso convívio. Deus o tenha em bom lugar, ele merece .
Mais um grande reforço no time lá de cima vai com Deus meu amigo.
Deus chamou nosso amigo Saparuga
Vamos guardar os momentos bons que Deus nos deu o prazer de estar ao lado de um excelente ser humano. Sentiremos saudades mas nunca tristeza.
Vai na luz amigo Saparuga e que Deus conforme sua FAMÍLIA.
Grande Saparuga aprendi muitas coisas boas na quadra do Central velho com vc, vai deixar saudades. Descanse em paz!
Grande Saparuga aprendi muitas coisas boas na quadra do Central velho com vc . Descanse em paz!
Perdemos um grande amigo e meu irmão de coração!
Até o mesmo sobrenome nós tínhamos…
Ele me chamava de “Ronaldão, meu artilheiro”!
Vou sentir muito a sua falta em nosso convívio!
Que ele tenha muita luz e que seja recebido de braços abertos por Nosso Senhor Jesus Cristo!
Perdemos um grande amigo e meu irmão de coração!
Até o mesmo sobrenome nós tínhamos…
Ele me chamava de “Ronaldão, meu artilheiro”!
Vou sentir muito a sua falta em nosso convívio!
Que ele tenha muita luz e que seja recebido de braços abertos por Nosso Senhor Jesus Cristo!
Mesmo eu estando distante, posso dizer que Saparuga era aquela amigo que estava sempre disponível a te ouvir e te abrir os olhos aos detalhes. Você vai fazer falta meu amigo. Mas siga adiante com muita luz.
Tivemos o prazer uma semana antes do brasileiro de comemorar o aniversário dele de 69 anos no country, depois disso peguei uma carona com ele, foi o último contato com esse ser humano incrível que todos nós aprendemos a gostar, descanse em paz, a saudade será imensa, mas só nos resta guardar os momentos de alegria que ele nos proporcionava…
Amamos você Ricardo Saparuga!
Foi cedo mas sentiremos muito sua falta!
Eu estou muito triste!
Mas Deus nos dará conforto.
Só lembranças boas! Conversas com ele eram sempre alegres e agradáveis. E sempre girando em torno do que mais gostávamos… o jogo da bola laranja. E tênis de basquete, claro… kkkk Muito gente boa! Vai deixar saudades, mas vai ser sempre lembrado em nosso meio. Cara do bem … Pena eu estar tão longe e não ter podido compartilhar esse último brasileiro contigo. Mas te guardarei para sempre no meu coração, grande amigo. Vai com Deus…😔!!!
Temos a obrigação de continuarmos com nossos encontros para jogar o basquete que ele amava. Não só por ele + por todos aqueles que fundaram a AVBN e que já partiram. Nossa união sempre transforma . Valeu meu amigo obrigado por tudo .
Isso aí! Manter o grupo unido, e lembrando sempre daqueles que já se foram.
O basquete perde muito, um amante do esporte , incentivador do basquete.
Um ser humano fantástico, uma perda imensa.
Vai deixar um grande vazio em nossas peladas e em nossos bate papos .
E pensar que estávamos juntos final de noite trocando ideia em João Pessoa.
Vai com Deus meu amigo. Descanse em paz e mostre em outro plano todos os seus tênis !!!!!!
A família basquete AVBN te agradece por tudo que fez .
Fundador da AVBN, participante ativo, amigo, solidário, sempre pronto para ajudar. Os amigos e o basquete de Niteroi vão sentir muito a sua partida inesperada. Aos 69 anos era ainda um jovem de espírito. Gostava do jogo a vera, e sempre falava treino é treino e jogo é jogo.
Perdemos um grande amigo, adorava shopping, brincava muito com minha esposa e filha sobre isso, pois elas adoram também, fará muita falta amigo, descanse em paz…
O final da oração de São Francisco – uma das que eu mais gosto – diz: “e é morrendo que se vive, Para a vida eterna.”. Já no Eclesiastes – também uma das passagens que para mim faz mais sentido no Livro Sagrado – assim está escrito:
“… 1 Para tudo há uma ocasião certa;
há um tempo certo para cada propósito
debaixo do céu:
2 Tempo de nascer e tempo de morrer,
tempo de plantar
e tempo de arrancar o que se plantou…”
Saparuga foi um homem que soube plantar em cada um de nós um sentimento fraterno, de alegria, de competir pelo amor ao esporte, mas nunca de forma desleal (aliás, sua preocupação às regras por vezes, temos que reconhecer com um sorriso no rosto, chegava a ser demasiada!)
E é justamente por isso que seu nome, sua imagem e sua presença ficam marcados neste grupo, juntando-se ao de outros que souberam fazer o mesmo. Esse é o maior legado que agora nos deixa: permanecer sempre vivo enquanto usarmos o uniforme da AVBN e estivermos unidos neste grupo de amigos!
Bravo 👏🏾!
Que Deus o receba com carinho, o mesmo que o Ricardo Saparuga demonstrou a cada um de nós que tivemos o prazer de conviver com ele!!
Ricardo “Saparuga” era uma pessoa especial, amante do basquete, gostava sempre de conversar sobre o esporte inclusive com os mais novos. Sempre presente nos nossos campeonatos da Associação. Vai deixar saudades. Vá com Deus!
Meu querido amigo Saparuga de longa data, jogamos no juvenil do Canto do Rio e depois completando o adulto, onde Felipe bem lembrou da Taça Brasil de 1972.
Vá em paz meu amigo e ficamos com as ótimas lembranças das conversas, dos jogos, dos torneios e de sua eterna amizade.
Sapa my friend , era como me diria a ele sempre que nos encontramos, descanse em paz !
Comments are closed.